Passeios

Passeios no Rio de Janeiro

Ilhas Tropicais

História

O nome Mangaratiba tem origem em "mangara"= ponta da banana e "tiba"=local onde existe abundância.

A história do município remonta do século XVI, mais precisamente à época da doação das Capitanias Hereditárias (1534). Os primeiros colonizadores quase nada conseguiram fazer, pois viviam sob a constante ameaça dos índios Tamoios.

Em 1616, Martim Afonso de Sá mandou trazer índios Tupiniquins catequizados (os Tamoios chamavam de Tunpiniquins seus inimigos) e com ajuda dos jesuítas estabeleceu aldeamentos, primeiro na Ilha de Marambaia e depois na Praia de São Brás, em Ingaíba. Em 1688, devido as fortes ressacas e inundações na área do Ingaíba, a população decidiu transferir o povoado para o Sítio onde ficava o antigo cemitério, e ali erigiram uma capela em louvor a Nossa Senhora da Guia , substituída em 1795 pela Igreja que ainda está nesse local.

Com a cultura do café na região, a cidade tornou-se porto exportador do produto. Devido ao aumento da produção, foi necessária a abertura da primeira estrada de rodagem do país, inaugurada pelo Imperador D. Pedro II com a denominação de " Estrada Imperial", que existe até hoje como relíquia de uma época de opulência. O maior produtor de café da região era o Comendador Breves, cujas terras começavam ao lado do mar e terminavam em Minas Gerais. Foi uma época de esplendor com os lucros do café. Mais tarde, com a construção das estradas de ferro foi desviada a produção de café do Vale do Paraíba para o Porto do Rio de Janeiro e por este motivo a região entrou em completa estagnação e decadência.

Só voltou a conhecer o progresso em 1914 com a Estrada de Ferro Central do Brasil, que passou a escoar as bananas produzidas aqui, e com a construção de várias casas de veraneio. A construção do Rodovia Rio-Santos ajudou a divulgar e aumentar o número de turistas na região, tanto que grandes empreendimento como o Hotel Portobello e o Club Mediteraneê se instalaram. Até hoje, o turismo é a principal fonte de renda do Município.

Passeio Laira Tours - Rio de Janeiro - Ilhas Tropicais

Faça uma consulta online de sua reserva. Consulte nossa tabela de preços
Programa Rio para agente amigo, participe!

Desenvolvido por Scriptfácil Studio | Hospedado por RJHost - Hospedagem de sites