Rio de Janeiro

História

Baía ao redor de onde a cidade organizou-se, Baía da Guanabara, foi descoberta pelo explorador português Gaspar de Lemos em 1° de janeiro de 1502. Erroneamente crê-se que o nome da cidade, Rio de Janeiro, foi escolhido porque os portugueses acreditavam que a Baía de Guanabara era um rio. Na verdade, na época não havia qualquer distinção de nomenclatura entre rios, sacos e baías, motivo pelo qual foi o corpo d'água corretamente designado como rio.

Duzentos anos adiante, em 1763 o Rio de Janeiro tornou-se a capital do Brasil, título que manteve até 1960, quando foi inaugurada Brasília, a atual capital do país.

Povos europeus, principalmente portugueses, misturando-se com escravos africanos e índios brasileiros, deram origem a um povo gentil, alegre e bonito que compõem a população de mais de 6 milhões de CARIOCAS, como são chamados os habitantes da cidade.

Situada em meio a uma paisagem privilegiada pela natureza, entre o mar e as montanhas, a cidade do Rio de Janeiro é uma das mais belas do mundo o que lhe valeu o título de Cidade Maravilhosa.

Atualmente a cidade vem se preparando para sediar os Jogos Pan-americanos de 2007 investindo em estruturas esportivas.

Curiosidades sobre a cidade do Rio de Janeiro

  • A cidade do Rio de Janeiro é conhecida como Cidade Maravilhosa, título informalmente atribuído em meados do século XX.
  • A cidade é considerada um grande centro cultural e social do Brasil, sendo considerada por alguns o "retrato" ou o "resumo" do Brasil.
  • Com o surgimento da Bossa Nova, o bairro carioca Copacabana e as belezas da cidade passaram a ser conhecidas em todo o mundo.
  • A cidade já foi candidata a sediar os Jogos Olímpicos duas vezes e atualmente é candidata para 2016.
  • É a cidade com a segunda maior população de portugueses do mundo, só perdendo para Lisboa.
  • É a cidade mais "amigável" do mundo, de acordo com um estudo [1] (em inglês), publicado na revista "American Scientist", que incluiu 23 cidades ao redor do globo.
Fonte: Wikipedia
Programa Rio para agente amigo, participe!

Desenvolvido por Scriptfácil Studio | Hospedado por RJHost - Hospedagem de sites